O Fórum foi estabelecido em 2007 com a missão de mobilizar lideranças dos diversos segmentos da sociedade para promover o diálogo e a cooperação e articular ações, visando uma Amazônia justa e sustentável.
Fortalecimento de relacionamento entre atores com abertura para diálogo, colaboração e parceria;
Aprofundamento de conhecimento das empresas sobre a realidade Amazônica;
Fortalecimento da pauta da Amazônia dentro do governo e das empresas;
Projetos iniciados ou potencializados a partir das interações do Fórum.
Em 2019, o Fórum foi reativado para ser o espaço de articulação e fortalecimento de iniciativas e relacionamentos entre atores para garantir a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia, diante de um cenário que sente os impactos dos retrocessos das políticas governamentais, a diminuição de recursos internacionais e o aumento das queimadas.
Ser uma plataforma de diálogo e colaboração intersetorial e multisetorial para conectar e fortalecer iniciativas, soluções, propostas e atores para contribuir para uma Amazônia justa, inclusiva, sustentável e regenerativa
-
Proteção das florestas e dos povos que moram nelaAcreditamos que as políticas públicas de prevenção e de controle do desmatamento na Amazônia são a chave para o sucesso da resiliência climática brasileira e que, para mantermos a floresta em pé, precisamos que seus defensores, os povos e comunidades tradicionais, tenham seus direitos constitucionais garantidos, com proteção dos territórios, respeito à sua autodeterminação, garantia de sua segurança e do seu protagonismo nas tomadas de decisão.
-
Fortalecimento da sociobioeconomia da floresta em péÉ preciso demonstrar que a floresta vale mais em pé do que derrubada, promovendo, fortalecendo e valorizando iniciativas da sociobioeconomia da floresta.
-
Formulação e disseminação de posicionamentos para eventos estratégicosEstivemos presente com o documento de Convergências entre Posicionamentos de Coalizões Multissetoriais na COP26 e em 2022 elaboramos e disseminamos a Carta de Alter, representando as vozes do Fórum nas eleições e na COP27.
Criar e disseminar agendas comuns como a Carta de Alter para uma Amazônia justa, inclusiva, sustentável e regenerativa e apoiar atores na sua implementação.
Promover encontros multissetoriais presenciais e virtuais de diálogo e colaboração.
Identificar e construir convergências entre propostas, posicionamentos, iniciativas e atores.
Apoiar ações de advocacy relacionadas aos temas prioritários para a região e promover o debate público de alto nível para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Fortalecer e conectar iniciativas e soluções novas e existentes para uma sociobioeconomia da floresta em pé a partir das atividades produtivas das populações que protejam e mantenham a floresta em pé.
Formular e disseminar posicionamentos para eventos estratégicos como as COPs e eleições, que contribuam para a transição para uma economia de baixo carbono, a manutenção da floresta em pé e proteção dos povos e comunidades tradicionais, e mobilizar atores em torno deles.
Engajar representantes das populações locais, tradicionais e indígenas da Amazônia urbana e rural no co-desenho de processos e co-criação de narrativas e soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, apoiá-los e fortalecê-los na proteção e manutenção da floresta em pé.
Desenvolver e fortalecer narrativas para o desenvolvimento justo, inclusivo, sustentável e regenerativo da Amazônia, compartilhar e disseminar conteúdos relevantes e aumentar a visibilidade de atores, iniciativas e soluções locais usando as comunicações de forma efetiva e estratégica.
Fortalecer relacionamentos e colaborações multissetoriais e capacidades de atores na região.
Plataforma multissetorial de diálogo e colaboração, formada por organizações e movimentos da sociedade civil, empresas, indivíduos, acadêmicos, associações, institutos, fundações e redes, entre outras, para juntos promover uma Amazônia justa, inclusiva, sustentável e regenerativa.
Conheça os parceiros, empresas e membros que fazem parte do comitê organizador e ajudam a manter a Amazônia viva.



















-
Caio MagriInstituto Ethos
-
Marina EstevesInstituto Ethos
-
Giovanna CostaInstituto Ethos
-
Caetano ScannavinoProjeto Saúde e Alegria
-
Eugenio ScannavinoProjeto Saúde e Alegria
-
Paulo LimaProjeto Saúde e Alegria
-
Adriana RamosInstituto Socioambiental
-
Ana Carolina AbreuKonrad Adenauer Stiftung
-
Priscila MattaNatura
-
Izabella GomesNatura
-
Júlio BarbosaConselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)
-
Joaquim BeloConselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)
-
Dione TorquatoConselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)
-
Joci AguiarGrupo de Trabalho Amazônico (GTA)
-
Sila MesquitaGrupo de Trabalho Amazônico (GTA)
-
Marivelton BaréFederação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN)
-
Christel ScholtenReos Partners
-
Lucilene DanciguerReos Partners
-
Brenda KauaneReos Partners
Agradecemos às seguintes organizações pelas contribuições financeiras na fase de reativação do Fórum (2020-2022):


